Com foco no grande desafio que representa o novo Código de Processo Civil para todos os operadores do direito, a OAB de São Leopoldo convidou a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rosângela Herzer dos Santos; o vice-diretor, Marcos Eduardo Eberhardt, e o diretor de cursos especiais, Darci Guimarães Ribeiro, para debaterem o tema na última sexta-feira (20), no Grêmio de Subtenentes e Sargentos. O evento, que teve a participação de mais de cem advogados leopoldenses e de Portão, ainda contou com a presença do diretor de cursos telepresenciais da ESA e membro do conselho consultivo da ENA, Eduardo Barbosa, e do diretor administrativo-financeiro, Otto Barreto.
Os tradicionais encontros da subseção têm como proposta a união da classe, além de promover momentos de reflexão sobre assuntos pertinentes à advocacia e, nesta edição, ocorreu ainda a diplomação da delegada da OAB São Leopoldo na ESA, e o descerramento da foto oficial da ex-presidente da OAB/SL gestão 2013/2015, Márcia Schwantes, para a galeria de ex-presidentes da entidade.
Após a abertura do evento, a advogada Raquel Von Hohendorff recebeu das mãos da diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Rosângela Herzer dos Santos, e do vice-diretor, Marcos Eduardo Eberhardt, acompanhados da presidente da subseção, Rita Pavoni, a portaria de nomeação como delegada da OAB/SL na ESA para o triênio 2016/2018. Em seu discurso, a diretora-geral agradeceu a colega leopoldense por ter aceitado o desafio de representar a ESA na subseção, apoiando na aproximação da escola da OAB estadual com os advogados de São Leopoldo e Portão.
Na sequência, Rosângela Herzer dos Santos fez uma breve apresentação da Escola Superior de Advocacia, exibindo um vídeo institucional que apresentou parte da história e da missão da ESA junto à Ordem dos Advogados do Brasil. A diretora-geral ainda destacou o grande investimento da nova gestão da OAB/RS na escola, promovendo diversos cursos e palestras, além de eventos inéditos, como foi o I Congresso Internacional da ESA.
O diretor de cursos especiais, Darci Guimarães Ribeiro, iniciou a palestra afirmando que a preocupação com o novo código não é apenas dos advogados, mas também dos magistrados, que igualmente sentem os efeitos das alterações no CPC.
Desta forma, o foco da sua exposição foi a relação dos advogados com os juízes, na prática do novo código. Alertou que a autoridade do advogado está no estudo da codificação atual, para que possa dialogar com os magistrados, fazendo-se influente durante todo o processo. Darci ainda falou que a liberdade oferecida pelo novo CPC aos profissionais do direito vem recheada de responsabilidades que devem ser bem observadas, assim como a vigilância sobre os magistrados, no que diz respeito às suas obrigações de fundamentação. Encerrando sua apresentação, o diretor de cursos especiais da ESA trouxe exemplos de alterações no código que exemplificam as questões apontadas durante a palestra.
A presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, após uma conclusão do tema do almoço, conduziu o ato de descerramento da foto oficial para a galeria de ex-presidentes da entidade, da ex-presidente, Márcia Schwantes, fazendo uma bela homenagem à atual conselheira seccional. “Ter atuado ao seu lado durante sua gestão me ensinou muito. Quero dizer ainda que esse foi o início dos trabalhos da atual gestão, que continuará com a mesma proposta, com a missão de evoluir, buscando ainda mais a valorização da classe e o fortalecimento da advocacia”, afirmou a presidente.
Além dos já citados, integraram a mesa diretiva o vice-presidente da OAB/SL, Cláudio Garcez; a secretária-geral, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff, e o tesoureiro Renê Engroff. Também estavam presentes no evento os presidentes da OAB de Sapucaia do Sul e Esteio, Roger Dorneles e Higídio Dassi, e a procuradora-geral do município, Angela Molin.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza