“Dependência Química: causas e consequências” foi tema de palestra virtual realizada pela Comissão Especial de Seguridade Social (CESS) da OAB São Leopoldo no dia 1º de junho. A atividade aconteceu via plataforma Zoom, com transmissão pelo YouTube da OAB/SL. O encontro contou com a participação da psicóloga Rosangela Scurssel, Especialista em Dependência Química e promoção de saúde, Especialista em terapia de casal e família, Fundadora e diretora do Centro de Atenção Urbana à Dependência Química (Caudeq). A coordenadora da CESS, Jucemara Toffoli, abriu o encontro dando boas vindas aos integrantes da mesa virtual e a todos que acompanhavam pelo canal da subseção no YouTube. A mediação da palestra foi feita pelo advogado Diego William da Silva. De acordo com Silva, o tema escolhido é de extrema relevância e deve ser abordado em todas as áreas do direito.
“A dependência química é considerada uma doença multifatorial, que adoece também a família do cidadão que está doente”, destacou Rosângela em sua fala. Conforme a psicóloga, a doença é caracterizada como um transtorno mental relacionado ao uso de substâncias e que envolve os fatores social, econômico e, na pessoa, abala todas as funções orgânicas; desenvolve doenças de ordem clínica e/ou psíquicas - esquizofrenia, surto psicótico, síndrome do pânico, suicídio, overdose, psicose (uso desenfreado de maconha) -, além de afastamento do convívio familiar. “Os danos à saúde podem ser irreversíveis em qualquer idade; risco à integridade de quem usa e ameaça às pessoas do convívio'', ressaltou.
A atividade contou ainda com a participação do vice-presidente da subseção, Arthur Orlando Dias Filho; da secretária-geral, Adriana Pafiadache Rocha Dantas; dos integrantes da CESS, Luís Paulo Petersen Andreazza e Martin Daniel Murussi.
Assista a palestra no link: http://bit.ly/Youtube_Dependencia_Quimica
Curta e siga nossas redes sociais, clicando aqui.
************
Daiane Mendes | Assessoria de Comunicação
OAB Rio Grande do Sul - Subseção São Leopoldo