Integrantes da diretoria da OAB/SL e advogados da subseção compuseram uma grande comitiva que prestigiou a posse solene de Ricardo Breier como presidente da OAB gaúcha para o triênio 2016/2018. Além da diretoria executiva, também foram empossados os conselheiros federais e seccionais, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a diretora-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), a corregedora-geral e o coordenador das subseções.
Entre os conselheiros seccionais que assumiram o cargo na noite solene, foram diplomadas as ex-presidentes da OAB/SL, Márcia Schwantes e Rosângela Herzer dos Santos.
O evento, que foi marcado pela defesa das prerrogativas do advogado e do seu protagonismo contra corrupção, aconteceu no Teatro do Bourbon Country, na noite da quinta-feira (10), com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Além das conselheiras seccionais que tomaram posse, representaram a advocacia de São Leopoldo e Portão a presidente da Subseção de São Leopoldo, Rita Pavoni; o vice-presidente, Cláudio Garcez; a secretária-geral, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff; o tesoureiro, Renê Engroff; os ex-presidentes, João Claudio da Silva e Carlos Eduardo Szulcsewski; o delegado da OAB/SL na CAA/RS, Wilmar Bohn; os conselheiros, Nádia Teresa Garcez de Oliveira, Jucemara Toffoli e Vilhiam Herzer dos Santos; o comendador, Silvio Ronaldo de Moraes, e os advogados Roberta Presser Potrick Eberhardt, Jorge Luiz dos Santos, Angélica Vieira Nery, Darci Guimarães Ribeiro e Alessandra Paim Broglio Ribeiro.
Conduzidos por Canterji, todos os empossados prestaram juramento, prometendo "manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da OAB, exercer com dedicação e ética as atribuições que são delegadas e pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia".
Em seu discurso de posse, Breier agradeceu aos advogados que o elegeram à presidência com 80% dos votos. “Nos próximos três anos, o meu desafio, mesmo com sacrifício, mas sempre com imenso prazer, será defender sem limites o que a Constituição Federal do Brasil delegou à advocacia. Não podemos esquecer que o advogado, como profissional livre e independente, além da defesa do interesse particular, presta um relevante serviço à sociedade. Temos todos nós advogados que perseguir incansavelmente o respeito e o reconhecimento de que a advocacia forte é cidadania protegida”, salientou.
Breier ainda lembrou que a OAB tem a missão de garantir a todos os advogados do País o direito e a liberdade de não serem limitados pelo discurso inverídico da purificação social, como também superar essa percepção crítica. “A sociedade cada vez mais deve ser informada de que uma advocacia livre e independente se configura como prova relevante do estado de saúde dos sistemas jurídicos democráticos. Com o mesmo rigor e determinação, atuaremos sem medir esforços no tocante à defesa de nossas prerrogativas profissionais”, frisou o presidente estadual da OAB.
Fonte: Site OAB/RS