Na última quarta-feira (28/08), a Sessão Solene em Homenagem ao Mês da Advocacia teve como representante da classe a advogada, conselheira seccional e ex-presidente da OAB São Leopoldo, Léa Presser Potrick, que recebeu da Câmara Municipal e da Subseção de São Leopoldo a outorga da Comenda Carlos de Souza Moraes.
Proposta pela presidente da Câmara de Vereadores e advogada, Iara Cardoso, e pelo também advogado e vereador, Gabriel Dias, o ato oficial confere a maior honraria da OAB local ao profissional com destacada atuação na comunidade e em prol da categoria, através do trabalho na Ordem dos Advogados do Brasil.
Neste ano, a sessão solene aconteceu no auditório da OAB São Leopoldo e contou mais uma vez com presença do presidente estadual da OAB, Leonardo Lamachia, reunindo também a advocacia da região, autoridades locais e familiares da homenageada.
Ao iniciar as falas da noite, o presidente da OAB São Leopoldo, Renê Engroff, fez referência ao advogado Carlos de Souza Moraes, engrandecendo seu legado como dirigente combativo, de dimensão humanística notável, que deixou incontáveis feitos em nível local, estadual e nacional, representando sempre os valores mais caros pelos quais nosso estado lutou. Na sequência, afirmou a satisfação com que a OAB São Leopoldo homenageia a colega Léa Presser Potrick, "como forma de reverenciar a sua trajetória de vida e a importância desta ilustre advogada para a advocacia da nossa subseção, da OAB do estado do RS e para a nossa sociedade, por sua ilibada conduta pessoal e profissional e pelo destacado trabalho de Ordem e à cidadania que tem em seu currículo", evidenciou o presidente.
Ao lembrar que agosto é o mês da advocacia, Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS, destacou que é momento de reafirmar os valores da classe, em defesa da democracia e da constituição. Neste contexto, parabenizou a homenageada, exaltando que a comenda recebida foi concedida pela Câmara, ou seja, pela população, já que se trata da casa do povo, e que a Ordem se orgulha e deseja que, por meio desta distinção, fiquem registrados na história todos os seus feitos.
Léa Presser Potrick encerrou a noite com um discurso emocionado, agradecendo a generosa indicação feita pelos colegas da subseção. Em um tom de gratidão, a homenageada lembrou que "na vida nada se leva, mas muito se deixa, em ações e palavras, exemplos que arrastam", razão pela qual se dedicou à classe e ao trabalho voluntário. Por fim, falou que por seu trabalho na OAB pôde conhecer muitas pessoas e crescer como profissional, fazendo amigos que muito contribuiram em sua trajetória. No âmbito familiar agradeceu o apoio do esposo, da mãe, dos filhos, genro e nora, fazendo um agradecimento especial ao seu pai que influenciou os três filhos no caminho da advocacia, com a certeza de que estaria muito orgulhoso de sua conquista se presente estivesse na solenidade.
O evento ainda contou com as falas dos proponentes da sessão, os vereadores Iara Cardoso e Gabriel Dias. Além dos já citados, a mesa oficial foi composta ainda pelo procurador-geral do município, Pedro Porto, representando o prefeito Ary Vanazzi; pela juíza diretora da Comarca de São Leopoldo, Jaqueline Hofler, e pela filha do Advogado Carlos de Souza Moraes, Madeleine de Moraes Hilbk.
Fonte: Assessora de Comunicação - Débora Souza