Promovido pela OAB São Leopoldo, por meio da sua Comissão de Arbitragem, Mediação, Práticas Restaurativas e Sistêmicas, o segundo Encontro Multiportas trouxe para o debate a "Atuação do Advogado na Mediação" com o presidente da Comissão Especial de Mediação da OAB/RS e coordenador da Casa de Mediação da OAB estadual, Dr. Ricardo Dornelles.
A atividade ocorreu na última terça-feira (13/06), com transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SL no YouTube e pela plataforma Zoom.
Este encontro contou com a mediação do presidente da Comissão de Arbitragem, Mediação, Práticas Restaurativas e Sistêmicas da OAB/SL, Maujar Olívio Oliveira Ude; da presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da subseção de Canoas, Genair Terezinha da Silva Bonato, e da presidente da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem da subseção de Novo Hamburgo, Marina Evaristo Alves.
Abrindo a atividade, a secretária-geral adjunta e integrante da comissão organizadora, Jucemara Toffoli, representando o presidente da OAB/SL, Renê Engroff, fez o acolhimento aos e às colegas que assistiam à atividade, agradecendo o trabalho realizado por todos os envolvidos na realização de mais esta palestra.
Ricardo Dornelles iniciou sua fala destacando que a justiça multiportas já é uma realidade e que, em especial em nosso Estado, a conscientização do diálogo entre as partes tem avançado muito.
Com relação ao papel do advogado na mediação, o palestrante esclareceu que sua função é de assistência ao cliente, sendo o elo de confiança da parte, com a capacidade de orientar seu cliente em uma conversa reservada, incentivando a mediação.
"Os profissionais do futuro são aqueles que têm empatia, que promovem a reflexão das partes", afirmou Dornelles, que concluiu sua fala evidenciando o trabalho fundamental do advogado na interação para a construção de uma solução.
Encerrando o encontro, o palestrante respondeu aos questionamentos dos participantes.
Fonte: Assessoria de comunicação OAB/SL