A OAB São Leopoldo escolheu a conselheira seccional e ex-presidente, Márcia Schwantes, para representar a classe, recebendo a maior honraria conferida pela OAB local àqueles profissionais de ilibada conduta na profissão, com destacada atuação na comunidade e em prol da categoria, através do trabalho gracioso na Ordem dos Advogados do Brasil.
Os advogados de São Leopoldo e Portão foram homenageados pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, na última quarta-feira (9), em Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Advogado, em que a conselheira seccional e ex-presidente, Márcia Schwantes, recebeu a Comenda Carlos de Souza Moraes - distinção oferecida aos advogados que se destacam na defesa da advocacia e da comunidade por meio do seu exercício profissional.
A Sessão Solene, que marca o dia 11 de agosto, reuniu cerca de 60 pessoas, entre autoridades do município, diretoria da subseção, integrantes da OAB estadual e demais convidados.
As emoções iniciaram com a apresentação do músico Richard Bartikoski, que abriu a solenidade executando belas canções com seu violino.
Após a fala do vereador proponente, a presidente da OAB São Leopoldo, Rita Pavoni, destacou que se tratava de uma noite de júbilo e alegria, em que a OAB/SL sente-se honrada por outorgar da Comenda Carlos de Souza Moraes à Márcia Schwantes. “A tua escolha, querida Márcia, no ano em que a nossa entidade completa e comemora 65 anos de uma história que nos enche de orgulho, se deve a tua vida digna e honrada, pelo incessante trabalho que vens prestando à advocacia e que continuas prestando como conselheira da OAB Rio Grande do Sul”, disse a presidente.
Exaltando as qualidades da agraciada, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, reforçou a importância de tal homenagem feita pela Câmara de Vereadores à advocacia. “Essa homenagem se torna ainda mais significativa por vir dos legítimos representantes da comunidade”, afirmou o vice-presidente da OAB Estadual.
Em um discurso emocionado, Márcia Schwantes, já com a comenda em seu peito, fez um resgate da sua história no município - de sua infância aos primeiros passos na advocacia. “Para a minha pessoa, filha desta terra, ser honrada com a Comenda Carlos de Souza Moraes, que hoje me é concedida por essa Câmara de Vereadores e pela OAB São Leopoldo é simplesmente o máximo, uma honraria ímpar”, reforçou.
A comendadora relembrou suas experiências como dirigente da OAB/SL e os desafios no cargo de presidente da entidade, ocasião em que fez história por se eleger sem chapa opositora e por realizar uma sucessão entre mulheres.
Falou sobre gratidão, demonstrando reconhecimento por sua família, amigos, à OAB e, principalmente, por Deus.Encerrou, deixando um abraço para cada advogada e advogado pelo seu dia, desejando a todos muito sucesso e prosperidade.A mesa diretiva foi composta pelo vereador proponente da comenda, Ary Moura; pela presidente da OAB/SL, Rita Pavoni; pelo vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, e pelo secretário-geral, Rafael Braude Canterji; pelo neto do advogado que dá nome à comenda, Leandro Hilbk; pelos vereadores, Júlio Galperim e Iara Cardoso; pela secretária-geral adjunta da seccional, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; pelo coordenador do Curso de Direito da Unisinos, André Luiz Olivier da Silva; e pelos conselheiros seccionais, Regina Pereira Soares, Jeferson Rodrigues e Regina Adylles Endler Guimarães.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza