Os advogados João Cláudio da Silva e João Eclair Mendonça Padilha receberam a Comenda Carlos de Souza Moraes na Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Advogado, realizada nesta quarta-feira (8), no Plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo.
A honraria é a mais importante distinção concedida aos advogados da OAB São Leopoldo, outorgada a colegas que se destacaram na defesa da classe, com relevantes serviços prestados à OAB.
A sessão solene é uma proposição da Câmara Municipal, através do vereador Júlio Galperim, em parceria com o vereador Ary Moura, e da OAB de São Leopoldo, que elegeu, por meio de uma comissão, os nomes dos agraciados de 2018.
Reunindo autoridades do município, diretoria da subseção, ex-presidentes, comendadores e demais convidados, o evento contou com o Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, que abrilhantou o ato solene com sua apresentação cultural, além da bela interpretação do Hino Nacional Brasileiro.
A presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, destacou que a escolha do nome da Comenda, fazendo referência ao advogado, ex-presidente da OAB/SL e poeta, Carlos de Souza Moraes, dá-se pelo grande exemplo de retidão, dedicação e comprometimento, que deve nortear a conduta de todos os profissionais do Direito e que se destacam de forma especial nos homenageados da noite.
Quanto ao papel social da advocacia, a presidente subseccional afirmou que a classe tem o compromisso na defesa do Estado Democrático de Direito, razão pela qual a OAB Estadual lançou, no mesmo dia, 08/08, a Campanha Vote Consciente, que visa munir os eleitores de informações para que se preparem para as eleições deste ano. Em São Leopoldo, a campanha será lançada na data de 21/08, com a presença das entidades municipais e da advocacia local.
Além dos vereadores proponentes, ainda fizeram uso da tribuna a presidente em exercício da Câmara Municipal de Vereadores, Iara Cardoso, a conselheira seccional e diretora-geral da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, representando o presidente estadual da OAB, Ricardo Breier, e a filha de Carlos de Souza Moraes, Madeleine Hilbk.
O advogado, ex-presidente da OAB/SL, conselheiro seccional nos anos de 2013/2015 e atual integrante da 6ª Turma do Tribunal de Ética da OAB/RS, João Claudio da Silva, foi o primeiro agraciado a discursar, afirmando que o seu sentimento naquela noite especial é de missão cumprida. “Valeu a pena ter dedicado algumas horas aos pleitos e demandas da advocacia”, declarou.
João Claudio ainda relembrou algumas conquistas alcançadas durante a gestão em que foi presidente da OAB São Leopoldo, destacando seu envolvimento no processo de estatização dos cartórios, no sentido de amenizar o reflexo na Justiça pela falta de serventuários; a instalação da 4ª Vara em São Leopoldo e a disponibilização de uma sala adequada aos advogados no novo Foro de Portão.
João Eclair Mendonça Padilha explicou que receber tal homenagem tem para ele dois significados. O primeiro diz respeito à homenagem vinda dos próprios colegas e, o segundo, por ter seu nome vinculado a ilustre memória de Carlos de Souza Moraes e tudo o que ele representa à classe e para São Leopoldo.
Em um discurso emocionado, João Padilha relembrou sua história profissional e agradeceu e compartilhou sua distinção com familiares e amigos presentes na sessão solenidade.
Além dos já citados, estiveram presentes o vice-presidente da OAB/SL, Cláudio Garcez; a secretária-geral, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff; o tesoureiro, Renê Engroff; as familiares de Carlos de Souza Moraes, Jane e Martina Moraes e a secretária adjunta de saúde, Cláudia Daniele Troleiz.
Fonte: Assessoria de comunicação