Reunindo cerca de dois mil advogados e estudantes no Centro de Eventos Plaza São Rafael, a VIII Conferência Estadual da Advocacia ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, com a presença, na Conferência Magna, da presidente da OAB São Leopoldo, Rita Pavoni; da secretária-geral, Léa Presser Potrick; da secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff, e do tesoureiro Renê Engroff, representando a advocacia de São Leopoldo e Portão, e a participação da conselheira seccional, Márcia Schwantes e da diretora-geral da ESA e conselheira seccional, Rosânela Herzer dos Santos.
Como um dos maiores eventos jurídicos do nosso Estado, contou com atividades acadêmicas, buscando analisar e debater questões relevantes para a prática da advocacia. A atividade teve a participação do presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, e do presidente da OAB estadual, Ricardo Ferreira Breier.
Em seu discurso, Lamachia falou sobre as conquistas da OAB na defesa das prerrogativas da advocacia, na defesa da cidadania e na luta para combater a atual crise política e econômica do País.
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou que trabalha por uma gestão de resultado. Lembrou que, em 19 de setembro, o TJRS anunciou que adotará o sistema e-Proc. Explicou que a mudança foi consequência da mobilização da Ordem gaúcha, que se empenhou em sensibilizar o Tribunal sobre as dificuldades do sistema e-Themis e sobre a importância da migração para o processo eletrônico já utilizado no TRF4. "Esta conquista marca, sem dúvida nenhuma, um novo caminhar da advocacia gaúcha junto à Justiça Estadual", refletiu.
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, realizou a Conferência Magna sobre Justiça e Crise: o papel das instituições na consolidação do estado social e democrático de direito. Durante toda a sua explanação, Ayres Britto destacou diversos pontos e artigos da Constituição Federal Brasileira. Segundo o ministro: “na constituição temos todos os motivos para considerar o nosso País. Quanto ao conteúdo, ela foi a mais democrática no processo de elaboração”, afirmou. O ex-ministro ainda brincou, dizendo que todas as respostas para os problemas do Brasil estão na Constituição: “A advocacia e a cidadania são a mola propulsora, e por isso eu vivo citando a Constituição”.
Durante a sexta-feira (29), os debates continuaram tratando de diversos temas, como o novo CPC e Justiça do Trabalho; a gestão de escritórios de advocacia e as sociedades de advogados; processo eletrônico e temas atuais da advocacia tributária, entre outros. Neste dia de atividade a OAB São Leopoldo foi representada por sua secretária-geral, Léa Presser Potrick.
O advogado leopoldense, Silvio Ronaldo dos Santos Morares, juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, foi responsável, junto com o Ministro do TSE, Henrique Neves da Silva, de apresentar o tema Reforma Eleitoral, no segundo dia de conferência.
Fonte: Site OAB/RS