No Ano da Mulher Advogada, instituído pelo Conselho Federal da OAB, a entidade promoveu debates sobre violência de gênero e prestou homenagem á advogadas da casa.
O Centro de Eventos Cristo Rei – CECREI foi o palco de debates sobre a Violência Contra a Mulher – aspectos jurídicos, sociais e psicológicos, na 1ª Conferência de Valorização da Mulher Advogada da Região da Grande Porto Alegre, promovido nesta segunda-feira (5), pela OAB de São Leopoldo, por meio da sua Comissão da Mulher, com o apoio da Escola Superior de Advocacia do Rio Grande do Sul.
A abertura da conferência foi marcada pela fala da presidente da OAB/SL, Rita Pavoni, que destacou a importância de um encontro multidisciplinar para pensar o papel da mulher na sociedade, bem como, valorizar a contribuição das advogadas na luta pela justiça e em favor da cidadania.
Na ocasião, as advogadas Maria Elisabeth Daudt Spor, Vera Conceição Ilha Dietrich e Glacy Maria Puerari Neto foram agraciadas pela subseção com uma placa em homenagem às primeiras advogadas de São Leopoldo formadas na Primeira Turma de Direito da Unisinos. A Dra. Glacy Maria Puerari Neto, por questões de saúde, foi representada pela esposa de seu neto, Aline Dantas Muller Neto.
A conselheira estadual e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Beatriz Peruffo, também integrante da Comissão Nacional da Mulher, falou que a Subseção de São Leopoldo não foi escolhida por acaso para sediar a conferência. “São Leopoldo ficou responsável pelo evento por ser presidida por uma mulher. Precisamos valorizar o trabalho realizado pelas mulheres de Ordem em favor da advocacia”, afirmou da Beatriz Peruffo.
Na sequência, as palestrantes Martha Narvaz, doutora em psicologia e professora da UERGS; juíza Madgéli Frantz Machado, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Porto Alegre, e a juíza Michele Scherer Becker, do juizado da Violência Doméstica contra a Mulher de São Leopoldo, apresentaram o tema, falando sobre os aspectos psicológicos e ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
No segundo momento do encontro, mediado pela conselheira subseccional Michelle da Silva Guardatti Vieira, as participantes fizeram uma discussão e elaboraram propostas de apoio às mulheres que sofrem violência, com foco na rede de assistência à mulher. Também foram feitos apontamentos de apoio à mulher no exercício da advocacia.
A coordenadora da Comissão da Mulher da OAB/SL, Adriana Pafiadache Rocha Dantas, encerrou o encontro, desejando que esse evento seja o primeiro de muitos em prol do combate a todas as formas de violência, iniciando uma ampla reflexão sobre esse tema de fundamental importância para a sociedade.
A ata da conferência será encaminhada á OAB/RS, que levará os apontamentos para debate na conferência nacional de valorização da mulher, direcionando, assim, as demandas ao TJRS e Governo do Estado.
O evento contou com a presença do OABPrev, que ficou á disposição das advogadas para esclarecimentos e ofereceu brindes que foram sorteados durante a atividade.
Participaram da atividade a secretária-geral da OAB/SL, Léa Presser Potrick; a secretária-geral adjunta, Sandra Inês Schlabrendorff; a coordenadora da Comissão da Mulher, Adriana Pafiadache Rocha Dantas; a conselheira seccional e diretora-geral da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, a conselheira seccional, Márcia Schwantes; a professora Maria Alice Rodrigues, representando coordenação do Curso de Direito da Unisinos; a delegada da Mulher de Novo Hamburgo, Raquel Peixoto; a professora da Faculdade EST, Selenir Corrêa Gonçalves Krondauer; a terceira sargento do 16º GAC, Silvana de Quevedo Martins; a presidente do COMDIM, Antoninha Della Mea; a esposa do comandante do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, Natalia Rosana Trindade; a esposa do Sub Comandante do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, Adriana Sbraggio de Souza, e uma equipe de profissionais do Centro Jacobina, além de conselheiras subseccionais e advogadas de São Leopoldo e da Região da Grande Porto Alegre.
Fonte: Assessora de comunicação - Débora Souza