A OAB – Subseção de Guaíba está em alerta máximo para uma modalidade de golpe que vem crescendo em todo o país e que também já atinge a cidade: o chamado “golpe do falso advogado”.
Nesse crime, estelionatários utilizam nomes, fotos, logotipos e demais informações de advogados que realmente atuam em processos para entrar em contato com clientes e solicitar depósitos em dinheiro, sob o pretexto de “liberar um valor maior” em benefício da vítima.
Segundo o presidente da Subseção, Dr. Gilvan Naibert e Silva, a população deve redobrar a atenção:
“Esses golpistas já se especializaram e usam técnicas muito convincentes para que a pessoa acredite que está falando com seu advogado. Chegam a agendar atendimentos no escritório físico do profissional, mas depois desmarcam, inventando outro compromisso, apenas para dar mais credibilidade ao golpe. Nenhum advogado solicita dinheiro para liberar valores maiores.”
Dr. Gilvan reforça que, em caso de dúvida, não basta apenas trocar mensagens por WhatsApp ou confiar na foto de perfil do suposto advogado. O ideal é ir pessoalmente ao escritório, fazer uma ligação de vídeo ou entrar em contato com a OAB para confirmar a autenticidade do pedido.
“Esta semana mesmo fomos procurados e conseguimos evitar que mais um golpe fosse concretizado. Trabalhamos diariamente em parceria com a Polícia Civil, mas é muito difícil recuperar valores transferidos para esses criminosos. A prevenção é a melhor forma de evitar prejuízos”, alertou o presidente.
Na região abrangida pela Subseção, já houve diversos golpes efetivados, com valores altos, mas também várias tentativas foram frustradas graças à campanha de conscientização que a OAB realiza em nível nacional e estadual.
A orientação é clara: procure sempre a OAB ou seu advogado de confiança antes de fazer qualquer pagamento. Golpes desse tipo prejudicam não apenas as vítimas, mas também a advocacia e a cidadania como um todo.
Presidente da Comissão de Comunicação e Eventos
Fernanda Campos – OAB Subseção de Guaíba