No dia 12 de agosto, das 15h às 19h, no Auditório da UCS – Campus Hortênsias, aconteceu, gratuitamente e para toda a comunidade interessada, o Seminário Plano Diretor e Meio Ambiente, que teve como finalidade iniciar um debate para subsidiar questões urbanas e ambientais relevantes para a região.
O evento trouxe Débora Cristina da Silva - gestora ambiental e Secretária Administrativa do Comitesinos, que falou sobre a Bacia do Rio dos Sinos; Karla Leal Cozza - engenheira química e membro do Comitê da Bacia do Rio Caí, que versou sobre a Bacia do Rio Caí; Maria Teresa Fortini Albano - arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, que explanou sobre Plano Diretor; e Adir Ubaldo Rech - advogado, professor doutor na UCS, que evidenciou a Participação Popular e Plano Diretor.
"O desenvolvimento dos municípios é necessário, sobretudo na Serra Gaúcha, que atrai milhares de visitantes a cada ano, visto seu cunho turístico. As cidades se reinventam, criam novos atrativos e empreendem em grande velocidade. Por isso é necessário atentarmos com maior cuidado ao nosso habitat. É necessário evoluir visando o meio ambiente equilibrado e sustentável, mantendo as características tão marcantes de nossa região: suas belas paisagens naturais. Este evento é importante porque rediscute os planos diretores de Canela e Gramado, propondo novas ações para conscientização da população e dos entes públicos. A OAB Subseção Canela Gramado, através de sua Comissão de Direito Ambiental está amplamente disponível para auxiliar nesse processo evolutivo”, destaca a presidente da Subseção, Mariana Melara Reis.
O encontro foi uma realização da OAB/RS Subseção Canela Gramado, através da Comissão de Direito Ambiental, e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), dentro da programação do Mês do Advogado. O Seminário contou com o apoio da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Canela, Sindilojas Hortênsias, ASSECAN - Associação Ecológica Canela - Planalto das Araucárias, CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Gramado, CREA/RS Inspetoria Canela, MARH – Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias, SINDTUR Serra Gaúcha, Bosque de Canela e UCS – Campus Hortênsias.