O Mês das Crianças está aí e sempre é marcado por lembranças da infância, principalmente as brincadeiras de antigamente. Amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, quebra-cabeça, caça e caçador, andar de bicicleta sem ter hora para voltar, bambolê, varetas, banco imobiliário, enfim, época boa em que qualquer monte de areia virava cenário para construir estradas e túneis para brincar de carrinho ou ainda de reunir as amiguinhas para desfilar suas estilosas bonecas.
Mas por que tanta nostalgia quando se fala destas brincadeiras? Justamente porque elas ficaram para trás, apenas na memória dos adultos que viveram esta época de ouro quando celulares e computadores não eram acessíveis como agora.
Hoje, pela correria do dia a dia, atividades cada vez mais online chamam a atenção das crianças, claro, muitas delas educativas, mas que não exigem tanto “esforço físico”.
“A atual geração nasceu em outra época, a digital e, por vezes, brincadeiras saudáveis ficaram apenas na recordação de seus pais. Mas porque não fazer um resgate incentivando os pequenos a brincarem de coisas simples de antigamente?”, pergunta a vice-presidente da CAA/RS, Mariana Melara Reis.
Para a psicóloga da CAA/RS, Dra. Patrícia Ritter (CRP 07/12775), o brincar para a criança é a forma mais direta dela expressar seus sentimentos e percepções que tem das situações e conflitos da sua vida familiar e social e, assim, ter a possibilidade de ressignificar, elaborar e resolver seus próprios conflitos internos.
Segundo ela, as brincadeiras e jogos propiciam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais, motoras e sociais, favorecendo um maior equilíbrio no desenvolvimento da personalidade.
“Para brincar a criança precisa de um espaço diário para “não fazer nada” que estimulará sua criatividade e/ou um estímulo que a convide a fazê-lo. Nessas horas as brincadeiras e jogos antigos podem ser propostos, estimulando o brincar, a interação familiar e social, bem como propiciando um resgate cultural e de costumes”, destaca Patrícia.
Estimular a brincar e jogar propicia o desenvolvimento das habilidades sociais, a consciência e o respeito de si e do outro. Nos jogos está implícito o ganhar e o perder, auxiliando a criança a desenvolver a tolerância a frustração. Nessas interações ela vai aprendendo a reconhecer seus sentimentos e a lidar com eles, favorecendo um maior equilíbrio emocional e do desenvolvimento da personalidade.
A CAA/RS preparou uma programação especial para celebrar o Mês das Crianças:
Meditação Kids:
Todas as terças-feiras, às 10h, no nosso canal do YouTube (www.youtube.com/caars) com a facilitadora Julia Lamas e seu filho Felipe, de 9 anos, irão apresentar uma nova aula, voltada às crianças. Julia também tem produzido vídeos sobre o tema para os advogados e advogadas - que vão ao ar sempre às quintas-feiras, também às 10h.
Live
Ainda para celebrar o Mês das Crianças, a CAA/RS realizará uma live no dia 8, às 18h, com a nutricionista, mestre e doutora em Ciências da Saúde – UFCSPA, Paula Leffa. O tema será “Alimentação na infância - como promover uma relação saudável” e trará um resgate de uma alimentação adequada para o público infantil, falando sobre habilidades culinárias, envolvimento da criança na escolha dos alimentos diários, além de pincelar o momento pandêmico que se vive com o mote: comportamentos que podem ser cultivados neste período. A live será mediada pela vice-presidente da CAA/RS, Mariana Melara Reis, e pela secretária-geral adjunta, Claridê Chitolina Taffarel.
Ela falará também de dois guias:
Guia alimentar para a população brasileira:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
Guia alimentar para as crianças brasileiras menores de 2 anos:
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf
Momento nostalgia
Que tal relembrar as brincadeiras de antigamente? Ensine seu filho uma brincadeira da sua época, registre no Instagram e marque a @caa.rs . Se preferir, envie uma foto sua com seu filho (a) jogando bola, pulando amarelinha, de bicicleta, bambolê, entre outras, para imprensa@caars.org.br. No Dia da Criança, iremos postar todas aqui no site. Vamos fazer de outubro um mês de pura nostalgia?
Fonte: Imprensa CAA/RS