A OAB/RS lançou no último dia 8 de agosto, às 20h, no Theatro São Pedro, na capital gaúcha, a Campanha Vote Consciente, que tem por base promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, bem como subsidiá-los de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas no próximo pleito eleitoral.
Simultaneamente, a Subseção Canela Gramado, através de sua Comissão de Direito Eleitoral, realizou seu evento de lançamento a nível local, o mesmo ocorreu na UCS Campus Hortênsias sendo mediado pelo vice-presidente da Subseção Canela Gramado, Ariel Stopassola, pela doutora em Sociologia e mestre em Direito, Daniela Miranda, e pela presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Michele Dutra, trazendo os professores: Mestre em Direito, Moisés Rech, e o mestre e doutor em ciência política, João Ignácio Pires Lucas.
“O primeiro momento da campanha será de conscientização, trabalhando com reportagens, frisando a importância que nós - advogados e acadêmicos - temos na comunidade, principalmente sobre fake news. Importante que sejamos referências e que tenhamos estes cuidados quanto a notícias falsas e, o segundo momento terá uma finalidade mais explicativa, através de um hotsite, onde constarão informações sobre a função dos personagens que elegemos”, destaca o vice-presidente da Subseção, Ariel Stopassola.
Funcionamento da Campanha:
A ação será dividida em dois momentos:
-Conscientização sobre a importância do voto - por meio de vídeos, mostrar para o cidadão a importância de planejar o voto e desconstruir mitos, como aqueles relacionados ao voto nulo e ao voto branco. E, através de produção de reportagens sobre fake news, conscientizar advogados sobre o cuidado com as mesmas – visto que são profissionais de referência nas comunidades.
-Apoio para a seleção dos candidatos e sua fiscalização – Hotsite (www.voteconsciente.org.br) com conteúdo sobre as eleições: Como identificar fake news nas eleições? Como programar o voto? Para que serve o governador, deputado estadual, deputado federal, senador, presidente da república? O que fazem os poderes? A Seccional ainda indicará o uso de aplicativos de apoio já existentes através de seu hotsite.