O dia 25 de junho de 2018 marca mais uma página importante da história da OAB Subseção Canela Gramado. Neste dia as três salas da entidade (Fórum de Gramado, Fórum de Canela e Justiça do Trabalho Gramado/Canela) foram reinauguradas. Nestes espaços, cedidos pelo Poder Judiciário é que a Ordem dos Advogados do Brasil dá suporte aos seus inscritos através de colaboradoras, oferecendo também computadores para efetivação de demandas.
A partir de uma iniciativa da diretoria com parceria da CAA/RS, as três salas passaram por uma reformulação para melhor atender a classe advocatícia. A revitalização conta com novos móveis e equipamentos, desta forma oferecendo espaços mais confortáveis e modernos aos profissionais que usufruem das salas. O projeto foi assinado pela arquiteta Niçara Ecke Ody.
As três solenidades ocorreram em momentos diferentes, às 11h, no Fórum de Gramado, às 14h, na Justiça do Trabalho e, às 16h, no Fórum de Canela. Estiveram presentes o presidente da Seccional RS, Dr. Ricardo Breier, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Dra. Rosane Ramos, o tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Junchem, a Conselheira da Seccional e Corregedora Adjunta dos Processos Éticos e Disciplinares, Dra. Josana Rosolen Rivoli, Conselheiros Subseccionais, ex-presidentes da Subseção, diretoria, Delegadas da Subseção, promotores, juízes, classe advocatícia e imprensa.
“Enquanto a Ordem dos Advogados do Brasil está para a defesa da advocacia, a Caixa de Assistência tem por missão o cuidado e a defesa da pessoa do advogado e seus dependentes. Entendemos que, além de nossos serviços e de nossos convênios, modernizar as salas da OAB, tornando-as mais agradáveis, com equipamentos de ponta a serviço da advocacia, perpassa com os cuidados com o qual a Caixa tem como dever com os colegas”, destacou a Dra. Rosane.
A presidente da Subseção, Mariana Melara Reis, em seu pronunciamento, fez agradecimentos especiais as colegas advogadas Vivian Nunes Barbacovi e Mariana Pütten e, ainda, as colaboradoras das três salas, que foram os olhos da diretoria nesta demanda. Mariana ainda agradeceu à CAA/RS, que viabilizou as repaginações.
“É importante reconhecer que a gestão da OAB, através de nosso presidente, não economizou esforços para oferecer a classe melhores condições de trabalho e oportunidades de crescimento profissional. Empenhou-se na busca de soluções que foram desde a conquista histórica de isenção de custas nas ações de execuções de honorários advocatícios até a recente parceria com o IPE Saúde, sem esquecer da luta constante pela Valorização da Advocacia e da defesa das prerrogativas. Aqui na Subseção empenhamos nossos esforços em trazer qualificação, através de cursos e palestras, firmamos parcerias com Universidades e Clubes, aumentamos nossa participação nos Conselhos Municipais, nos aproximamos ainda mais do Legislativo e do Poder Judiciário. Estamos trabalhando com a política do encontro e não do confronto, como sempre diz nosso presidente nacional, Cláudio Lamachia. Cumprimos todas as nossas promessas de campanha e ainda temos seis meses de muito trabalho. Um dos motes desta gestão era ofertar aos colegas e aqueles que nos visitam um ambiente adequado de acordo com a dignidade da advocacia. Diante das dificuldades na obtenção de um terreno, nos empenhamos em oferecer alternativas, entre elas, o convênio fechado com a AABB Gramado, que nos oferece sua sede sem custo. Mas esta gestão tinha mais um sonho: reestruturar, modernizar e repaginar as salas da Ordem. Fomos atrás de nossos sonhos com o apoio da Caixa de Assistência. Usem, abusem, as salas são nossas”, disse Mariana.
“A Caixa de Assistência, nestes mais de 70 anos, foi constituída pela Ordem para cuidar da saúde e do bem-estar da advocacia e, com o tempo, percebemos que também é importante a cultura, o lazer, esporte e infraestrutura adequada para a profissão. A Subseção Canela Gramado não possui sua sede própria – e está trabalhando para isso – então, o mínimo que podíamos fazer era prestar nosso auxílio no sentido de que tenham condições adequadas e modernas para o exercício da profissão. Estamos felizes por estarmos aqui comemorando com vocês e satisfeitos em poder auxiliar”, frisou Junchem.
O presidente da Seccional RS, Ricardo Breier, iniciou seu pronunciamento falando sobre o Plano de Valorização da Advocacia. “Nossa Seccional, junto com as 106 Subseções, possui uma meta: defesa das prerrogativas, do trabalho diário do advogado, das suas dificuldades no exercício profissional e, isso passa por vários segmentos, um deles é a modernização de nossas salas. Hoje possuímos 270 salas no Estado. O papel institucional da OAB é proporcionar aos advogados que aos poucos possam se adaptar as transformações, cito o processo eletrônico que veio e é uma realidade forte na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal e, agora, na Justiça Estadual, com intermediação da OAB. Isso impõe desafios, pois a Justiça Estadual representa 80% da jurisdição. Temos que capacitar os colegas que se veem reféns, muitas vezes, dos mais jovens. Outra questão é a responsabilidade institucional das salas, de proporcionar ao advogado peticionar nestes espaços. E aqui, hoje, representa-se mais uma vez este passo da modernização das salas que logo terá o processo e-Proc e todos os trâmites e ritos digitais”, destacou Breier.
O presidente da Seccional ainda fez um agradecimento especial ao advogado João Cleonísio Weber, que durante as revitalizações das salas cedeu espaço em seu escritório para que fosse dado andamento as demandas da Ordem. “Gesto nobre e que demonstra extremo espírito de coleguismo. Deve ser destacado pela bela atitude”, finalizou.