Conferência de Valorização da Mulher Advogada conta a história de seis painelistas empoderadas

13/09/2017 11:51:00 http://bit.ly/2jn1fw2
201709131153300

Uma noite memorável, emocionante e que deixou a plateia estática ao ouvir as histórias de vida de mulheres vitoriosas que são exemplo de sucesso. A Conferência Regional de Valorização da Mulher Advogada – região da Serra, idealizada pela OAB Subseção Canela Gramado, através de suas Comissões da Mulher Advogada e de Diversidade Sexual e Gênero, realizada no dia 11 de setembro, no auditório da UCS – Campus Hortênsias, foi exatamente assim, inesquecível.

O evento, que objetivou elencar demandas regionais das mulheres advogadas, teve como ponto ápice a participação de seis painelistas empoderadas: Beatriz Peruffo, Marina Panazzolo, Jéssika Assmann, Mariana Melara Reis, Marta Rossi e Iris Lima de Moraes, que trouxeram à público um pouquinho de sua trajetória de vida.

Beatriz Peruffo, presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB, deu início ao painel Mulheres no Poder, falando de sua história, da valorização da mulher pelas próprias mulheres. “Temos que ter orgulho de mulheres que ocupam posições junto à sociedade, afinal, elas estão ali para nos representar. A mudança deve partir de nós mesmas”.

Marina Panazzolo, advogada e vereadora na cidade de Nova Roma do Sul, enfatizou o preconceito da sociedade quanto a jovens profissionais mulheres. “As pessoas associam experiência com idade, como se isso representasse conhecimento. Se tu for jovem, mulher e bonita, a situação é agravada, pois não é raro ouvir que mulher chega onde chega porque tem beleza. É um preconceito que deve ser quebrado”, destaca.

Para a desembargadora e atual ouvidora do TRT4 e Secretária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, Iris Lima de Moraes, as mulheres devem se reconhecer como capazes. “Temos protagonismo, mas temos que treinar mais as nossas lideranças. As mulheres têm que aprender mais, se conhecer mais como capazes. Nós continuamos sub representadas dentro dos parlamentos e é no parlamento que devemos fazer as transformações pelas vias da civilidade”.

Mariana Melara Reis, advogada, hoje presidente da OAB/RS Subseção Canela Gramado falou sobre vontade e determinação. “No início da faculdade trabalhei na Defensoria Pública. Tenho toda uma família com tradição na advocacia e optei por atuar na Defensoria para ter uma visão de fora. Logo comecei a trabalhar com meu pai. Em 1999 recebi minha carteira de estagiária e hoje entrego muitas como presidente da Subseção. Incentivo estudantes, que a gente pode sim, basta acreditar nos sonhos que a gente consegue. Das 14 comissões da OAB Canela Gramado, nove são presididas por mulheres, então acho que estou fazendo a minha parte”, frisou e foi aplaudida pelo público.

Marta Rossi, relações públicas e sócia da Rossi e Zorzanello, conta como foi o início de sua carreira de sucesso. “Participei de movimentos comunitários e tudo me levava para um olhar da faculdade de direito. Mas ao mesmo tempo gostava muito de escrever, então pensei em jornalismo. Gostava também de criar. Achei que o perfil fosse publicidade. Sempre tive um olhar empreendedor. Encontrei uma pessoa que foi inspiração, uma das rainhas da Festa das Hortênsias, Liete, que fazia Relações Públicas. Minha vida sempre foi de muitos desafios”, relembrou Marta, que atuou em diversos empreendimentos gramadenses, até ser apresentada à Sílvia Zorzanello (in memorian), sua sócia, as quais lançaram eventos renomados como o Festival do Turismo.

Jéssika Assmann, graduada em direito pela UCS, primeira bombeira militar da região a ser condutora e operadora de veículos pesados, encerrou o painel Mulheres no Poder contando suas dificuldades como mulher em sua trajetória profissional. “Meu sonho de criança não era ser bombeira, eu queria ser promotora de justiça, pois vim de um bairro pobre e que ocorriam muitos casos de abuso, de crianças desfavorecidas. Eu tinha aquela ideia intrínseca de que eu gostaria de ser alguém para ajudar aquelas pessoas do meu bairro. Não tive condições de fazer faculdade particular de Direito. Passei no Proune e ganhei bolsa de 100%. Eu me revezava entre estudo, casamento e filho. Prestei concurso para a Brigada Militar e passei. Passei por muitos momentos difíceis na instituição. Hoje estou tranquila, mas antigamente foi turbulento”.

O evento contou ainda com as falas de Karina Slongo da OABPrev-RS e de Marili Requia, responsável pelo convênio de Seguros e Consórcio para advogados no Estado e corretora autorizada no RS pela Caixa de Assistência do Advogado. E para encerrar um sorteio da Mary Kay, empresa cosmética parceira que esteve presente no evento com estande demonstrando produtos.

 

Saiba mais das painelistas:

Beatriz Peruffo

Advogada, pós-graduada em Direito Empresarial e em Gestão de Pessoas. Com formação em Biopsicologia e Practitioner em Programação Neurolinguística. Conselheira Seccional e Federal da OAB/RS. Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OABRS. Representa a OAB/RS no “Comitê Gaúcho Gestor He for She” na Assembleia Legislativa do RS. Empresária e conferencista há mais de 24 anos.

 

Marina Panazzolo

Advogada e vereadora na cidade de Nova Roma do Sul. Pós-graduanda em direito público pela ESMAFE. Aos 23 anos foi eleita a vereadora mais votada, alcançando 16% do eleitorado local. É a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da câmara de vereadores.

 

Jéssika Assmann

Graduada em direito pela UCS, primeira bombeira militar da região a ser condutora e operadora de veículos pesados - COV. Eleita conselheira Tutelar da cidade de Canela para os anos de 2011 a 2014. Instrutora de Direito Penal no curso de formação de bombeiros militares, além de ministrar aulas de prevenção de incêndios para a comunidade.

 

Mariana Melara Reis

Advogada, mestre em Direito, pós-graduada em Direito Processual Civil e em Direito Processual do Trabalho. Presidente da OAB/RS Subseção Canela Gramado. Membro da Comissão de Diversidade Sexual da Subseção Canela Gramado. Ex-vereadora de Gramado. Vice-presidente do PP Mulher de Gramado, Tesoureira Adjunta do PP de Gramado. Professora universitária licenciada.

 

Marta Rossi

Empresária. Graduada em Relações Públicas. Fundadora da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos (hoje Rossi & Zorzanello), junto com Silvia Zorzanello (in memoriam), criaram grandes eventos como FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, Chocofest e recentemente a Gramado Summit. A empresa foi criada há 29 anos e, desde então, se tornou um case de sucesso e credibilidade na realização de eventos próprios e terceirizados. Cidadã Emérita de Gramado. Recentemente foi apontada, em publicação nacional, como uma das oito mais importantes personalidades que fizeram história e continuam contribuindo para o mercado no Brasil nos últimos 25 anos.

 

Iris Lima de Moraes

Iris graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS em 1984. Realizou curso de preparação para Magistratura entre 1986/87 na Escola da AJURIS. Iniciou sua carreira na magistratura trabalhista da 4ª Região em 28 de setembro de 1990. A promoção a juíza titular aconteceu em 27 de julho de 1993, quando assumiu a jurisdição da Vara do Trabalho de Três Passos. Também exerceu a titularidade da VT de Montenegro (1998-2003) e da 1ª VT de Gramado (de 2003 até 2012). Atuou como juíza convocada do Tribunal e tomou posse como desembargadora em 28 de maio de 2012. Atualmente, integra a 1ª Turma Julgadora e a 2ª Seção de Dissídios Individuais. É suplente do Órgão Especial. É a atual ouvidora do TRT4 e Secretária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho.

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - Canela/Gramado
Rua Augusto Daros, 100, Sala 04 - CEP 95670-000 - Canela/Gramado - RS Fone: (54) 3286.5366 - E-mail: oabgramado@gmail.com