O evento, que reúne os dirigentes das 106 subseções, é o fórum qualificado de debates de temas fundamentais, como o livre exercício profissional, a defesa das prerrogativas, a valorização dos honorários, as dificuldades de prestação jurisdicional e questões da cidadania e do poder público.
As principais pautas da advocacia e da cidadania serão debatidas, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, durante o Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS. O evento reúne os dirigentes das 106 subseções do Estado, além das diretorias da Ordem gaúcha, da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior de Advocacia, conselheiros federais e seccionais. Também estará presente o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.
Segundo o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, o Colégio é o fórum qualificado de debates de temas fundamentais, como o livre exercício profissional, a defesa das prerrogativas, a valorização dos honorários, as dificuldades de prestação jurisdicional e questões da cidadania e do poder público. “Importante frisar que toda a pauta de discussões é indicada previamente pelos próprios presidentes. O objetivo é justamente debater e apontar diretrizes para a atuação conjunta da seccional com as subseções, a CAA/RS e a ESA, fortalecendo o conceito do Sistema OAB”, afirma Bertoluci.
Ricardo Breier, secretário-geral da OAB/RS e responsável pela organização do evento, destaca que o Colégio é realizado duas vezes por ano, atendendo previsão estatutária. “Após um longo dia de debates, análises e votações, será elaborada a Carta de Bento Gonçalves, contendo as conclusões e deliberações das 106 subseções”, ressalta Breier.
O coordenador das subseções, conselheiro seccional Jorge Fara, lembra que o evento é um momento de integração de todas as regiões do Estado. “Temos um conceito de gestão compartilhada com as subseções. As oficinas de trabalho das interiorizações regionalizadas, por exemplo, são a síntese dessa atuação, que se unifica nos debates do Colégio de Presidentes”, declara Fara.
Anfitrião do encontro, o presidente da OAB Bento Gonçalves, Felipe Possamai, registra que a subseção torna-se a capital da advocacia gaúcha durante a realização do Colégio. “As temáticas de cada região são diferentes, mas, ao mesmo tempo semelhantes, considerando o contexto macro das demandas da classe”, afirma Possamai, lembrando que o evento marcará, ainda, os 40 anos de fundação da Ordem local.
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759