Evento foi promovido pelas subseções de Garibaldi/Carlos Barbosa, pela Paróquia São Pedro e pela Câmara Municipal de Garibaldi, na noite desta quinta-feira (23).
A reforma política foi tema das palestras promovidas pelas subseções de Garibaldi/Carlos Barbosa, pela Paróquia São Pedro e pela Câmara Municipal de Garibaldi, na noite desta quinta-feira (23), no Salão Nobre do Clube 31 de Outubro, em Garibaldi. O evento foi acompanhado pelo presidente em exercício da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, que foi recebido pela presidente da OAB local, Claudia Brosina.
Durante o encontro, Pelizzer destacou que a reforma é necessária devido ao momento político extremamente delicado em que o Brasil está inserido, até mesmo sendo uma maneira de devolver a dignidade à população. “Os cidadãos e todas as comunidades devem estar unidas. A reforma política deve acontecer, mas por força da população. Precisamos caminhar de mãos dadas em direção ao progresso”, falou.
Já Claudia afirmou que a OAB sempre foi uma das protagonistas na luta pela reforma política no País. “Esse é um dos motivos por que a subseção está realizando esse evento, além de proporcionar o debate aos cidadãos. O tema está ainda mais em voga, devido às votações da reforma política no Congresso Nacional”, disse.
O advogado Paulo Oliveira, que já coordenou o Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, palestrou sobre grandes avanços que ocorreram na política, a partir da promulgação da lei da ficha limpa em 2012. “A atual reforma política, principalmente a que foi votada na Câmara, não representa as vozes das ruas, que são a principal força das mudanças sociais”, relatou.
Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Luiz Carlos Susin explicou que uma das razões pelo qual a população pede a reforma é a consequência da maior transparência que o Brasil vem vivendo. “É muito importante a parceria da OAB no projeto em conjunto pela reforma política”, apontou. “Um dos principais pontos de debate é o fim do financiamento empresarial nas campanhas políticas”, justificou.
Também palestrou o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Victor José Faccioni, que ressaltou que “é necessária uma reforma política urgente, devido ao momento político do País. Hoje é um absurdo do que se gasta nas campanhas eleitorais”, advertiu.
Presenças:
Também estavam no evento o presidente da OAB Farroupilha, Luciano da Rocha Paesi, e o secretário-geral adjunto, Isaias Roberto Girardi; o presidente da OAB Bento Gonçalves, Felipe Panizzi Possamai; o vice-presidente da subseção de Garibaldi/Carlos Barbosa, César Cauê Schaeffer Ongaratto; e o conselheiro seccional, Dorival Ipê.
Caroline Tatsch
Jornalista