A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul e a OAB Subseção do Rio Grande inauguraram nesta segunda-feira, 09, o primeiro parlatório virtual do Estado, na Penitenciária Estadual do Rio Grande, no município do Rio Grande. O sistema inédito foi possível numa parceria da Subseção com a Seccional Gaúcha, Susepe e Caixa de Assistência dos Advogados.
“Todos nós trabalhamos no sistema de justiça. Estamos num momento de maturidade institucional muito importante e que podemos trabalhar de forma integrada. Estarmos aqui dando esse passo é símbolo dessa maturidade institucional”, afirmou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia. Para o presidente da OAB Rio Grande, Ary Silva Júnior, Rio Grande está sendo pioneiro no sistema que será exemplo a ser seguido pelo restante do Estado. “Rio Grande foi berço do Juizado das Pequenas Causas, que deu origem à Lei 9.099/95. Aqui nasceu o E-PROC, pelas mãos do Juiz Sergio Tejada e agora inova com o primeiro parlatório virtual”, comemorou o presidente.
A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Paula Grill, comemorou mais uma parceria entre a CAA, a Subseção do Rio Grande e a OAB/RS, nessa conquista para a advocacia. O administrador da PERG, Fábio Konzgen Mello da Silva, comemorou a parceria e afirmou ter ficado muito contente ao ver o envolvimento para a implantação do sistema.
Com o parlatório virtual, advogados e clientes terão muito mais facilidade no momento do contato, utilizando da tecnologia para um atendimento mais eficiente e rápido. Conforme pontuou Lamachia, o parlatório virtual não deve ser uma obrigação à advocacia e sim uma opção, uma alternativa que cabe à advocacia e ao melhor ao cliente.
Além dos citados, estiveram presentes os diretores da OAB Rio Grande: vice-presidente Elisa Alquati, secretário-geral adjunto Artêmio Flávio Silva, diretor-tesoureiro Luiz Adelar do Nascimento Souza. Ainda estiveram presentes a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Fernanda Molardi; presidente da Comissão Especial da Advocacia Criminal e Militar, Raquel Gonzalez; representando a Comissão da Igualdade Racial, Priscila Moreira. O ex-presidente Francisco José Soller de Mattos, o conselheiro Seccional, Vicente Antonacci e, o conselheiro Subseccional, Alexandre Costa também compareceram.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares. Representou o Comando do 6°BPM, Tenente Ramalho. A Prefeitura Municipal do Rio Grande foi representada pelo secretário de Relações Institucionais, Cláudio Diaz. A Justiça Federal foi representada pelo juiz Sérgio Tejada. Por fim, o evento contou com membros da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - Abracrim.