O evento, realizado no CTG Galpão Amigo, foi marcado por tradição e compromisso com a classe advocatícia.
Reunindo advogados, autoridades, familiares e amigos, a solenidade evidenciou o respeito à história da advocacia local e o fortalecimento institucional da OAB. Um dos destaques da noite foi a apresentação do jovem artista Muriel, cuja performance sensível e afinada emocionou os presentes, reforçando a importância da cultura e da sua valorização em eventos institucionais.
Compuseram a mesa de honra o Presidente da OAB/RS, Dr. Leonardo Lamachia; o Prefeito Municipal, Sr. Gilson dos Santos; o Juiz de Direito da Comarca, Dr. Tomás Hartmann; o Vereador Cristiano Lima, representando a Câmara Municipal; a Vice-Presidente da OAB/RS, Dra. Claridê Chitolina Taffarel; Dra. Nara Piccinini, Conselheria Seccional da OAB/RS, o Presidente do Sindiregis, Dr. Edison Espíndola; a Presidente do Sindicato Rural, Sra. Theodora Lutkemeyer; e o Presidente da ACINT, Sr. Juliano Gehno.
Em seu discurso, o Presidente reeleito, Jonas Daniel Ercego, destacou os avanços da gestão anterior, como a conquista da sede própria da OAB – um antigo sonho da advocacia local – e os projetos institucionais que aproximam a Ordem da sociedade, como o “OAB Vai à Escola”, o programa de assistência às mulheres vítimas de violência, os encontros jurídicos e as ações de integração da classe.
Com 96% de aprovação nas urnas, a atual diretoria foi reconduzida com entusiasmo e renovado senso de responsabilidade. “Seguimos firmes, com ética, trabalho e compromisso. A OAB de Não-Me-Toque é feita de pessoas que acreditam na advocacia como instrumento de justiça e transformação”, afirmou o presidente, emocionado.
O Presidente Estadual da OAB, Leonardo Lamachia, em seu pronunciamento destacou a importância da defesa das prerrogativas dos advogados, pilares essenciais para o exercício pleno da profissão e para a garantia dos direitos dos cidadãos. Além disso, não hesitou em criticar o Supremo Tribunal Federal, ao apontar que algumas decisões recentes têm afrontado o devido processo legal e comprometido direitos fundamentais da advocacia, o que representa um grave risco ao Estado Democrático de Direito.
Ressaltou ainda que: “Há um silêncio ensurdecedor no país. É outro sintoma grave do que estamos vivendo. Se as pessoas têm medo de falar é porque as coisas não vão bem em relação à democracia e ao estado de direito”.
A nova diretoria assume o compromisso de dar continuidade ao trabalho sério, ético e dedicado à valorização da advocacia e à defesa das prerrogativas profissionais, bem como promover a cidadania e garantir que a voz da advocacia esteja presente nos espaços de decisão e representação social.
NOMINATA DE TODOS OS EMPOSSADOS DA DIRETORIA:
Presidente: Jonas Daniel Ercego
Vice-presidente: Keila Bueno Maldaner
Tesoureiro: Thiago Berwig
Secretária Geral: Vanusa Schneider
Secretário Geral Adjunto: Claudiomir Spagnol
CONSELHEIROS: Arthur de Aguiar, Natércia Alflen, Joel Graebin, Luiza Stoffel Alberton, Keti Kissmann e Pablo Wetter. SUPLENTES: Izana Grevenhagem, Vanessa Schneider, Douglas Pellenz, Luiz Paulo Malaquias, Silviane Estery e Verno Muller.