A OAB - Subseção de Guaíba tem o prazer de convidar toda a advocacia feminina, juízas, promotoras, defensoras públicas, servidoras do Judiciário e mulheres que atuam em diferentes segmentos do sistema de justiça e órgãos afins, para prestigiar a palestra intitulada "E a Misoginia Virou Crime", que será ministrada pela renomada jurista Maria Berenice Dias, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
O evento, totalmente gratuito, será realizado no dia 18 de março de 2025, às 18h, no Salão Multiuso da Sede da OAB - Subseção de Guaíba/RS, localizado na Rua Avenida Nestor de Moura Jardim, 317, Coronel Nassuca, Guaíba, RS, 92701230.
Qualquer informação referente ao evento pode ser obtida através do telefone/WhatsApp: (51) 99503-0885.
Sobre a Palestrante:
Maria Berenice Dias é uma das mais respeitadas juristas do Brasil e referência no campo do Direito. Ela foi a primeira mulher a ingressar na magistratura do Rio Grande do Sul e a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça do estado. Atualmente, é sócia do escritório Maria Berenice Dias Advogados, especializado em Direito Homoafetivo, Famílias e Sucessões, e realiza intervenções conciliatórias, além de prestar assessoria jurídica a advogados.
Maria Berenice é também uma das fundadoras do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), onde ocupa o cargo de Vice-Presidente Nacional e Presidente dos Núcleos dos Países de Língua Portuguesa. Sua atuação também inclui a coordenação da elaboração do Estatuto da Diversidade Sexual e Gênero, que foi apresentado ao Senado Federal por iniciativa popular, com mais de 100 mil assinaturas, e que teve como objetivo ampliar os direitos e garantir a dignidade das pessoas LGBTQIA+.
Autora de diversos livros nas áreas de Direito das Famílias e Sucessões, Homoafetividade, Alimentos e Violência Doméstica, Maria Berenice Dias é, sem dúvida, uma das vozes mais importantes na luta pela igualdade de gênero e pelos direitos humanos no Brasil.
Sobre o Evento:
A palestra “E a Misoginia Virou Crime” promete ser uma reflexão profunda sobre a misoginia no contexto jurídico e sua transformação em um crime no Brasil. O evento é uma oportunidade única para todas as profissionais da área do direito e do sistema de justiça, que têm o privilégio de ouvir uma das maiores especialistas do país discutir questões tão pertinentes ao momento atual.
Patrocínio, Apoio e Parceria:
O evento tem o patrocínio da Caixa de Assistência dos Advogados - CAARS, apoio da Escola Superior da Advocacia - ESA/RS e parceria do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.