Presidente da Subseção reúne-se no TRF4 para debater audiência pública sobre o idoso

09/09/2014 18:11:00 http://bit.ly/1mfBNUt

Acompanhando o presidente da Seccional, Marcelo Machado Bertoluci, a presidente da Subseção, Eugênia Reichert, reuniu-se, no último dia 09, com o presidente do TRF4, Tadaaqui Hirose.

Na ocasião, o desembargador foi convidado a participar da audiência pública, que será realizada pela CEI, em 1º de outubro, às 17h, na sede da Ordem gaúcha. No encontro, será debatida “a efetividade da tramitação preferencial de processos judiciais, no Rio Grande do Sul, nos quais seja parte ou interveniente a pessoa idosa”.

Confira a notícia na íntegra:

O encontro, que será realizado em 1º de outubro, às 17h, na sede da Ordem gaúcha, debaterá a efetividade da tramitação preferencial de processos judiciais, no Rio Grande do Sul, nos quais seja parte ou interveniente a pessoa idosa.

Na tarde desta terça-feira (09), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado do presidente da Comissão do Idoso (CEI), conselheiro seccional Cristiano Lisboa Martins, reuniram-se com o presidente do TRF4, Tadaaqui Hirose.

Bertoluci ressaltou que a audiência pública contará com representantes de todos os Tribunais do Estado, do MP e da Defensoria Pública. “É fundamental a discussão da efetividade deste direito dos idosos. É um tema da cidadania, pois a população brasileira está envelhecendo, e cada vez mais procura os seus direitos. Este espaço será marcado pela troca de ideias, debate de alternativas, além de analisar dados estatísticos”, destacou.

O presidente da CEI ainda acrescentou que, em 2013, cerca de 10% dos habitantes brasileiros eram idosos. “Em 30 anos, esse percentual deve subir para 27%. Diante deste cenário, é papel da OAB/RS debater e incentivar projetos que resguardem os seus direitos”, salientou.

Hiroshi relatou que o TRT4 já instalou uma Vara especializada em processos envolvendo Idosos, que, posteriormente foi desinstalada. “Já possuímos esta preocupação com a tramitação rápida dos processos envolvendo os idosos. É fundamental participarmos de um foro de debates para trocar ideias com outros Tribunais e compartilhar as experiências positivas”, afirmou.

Também estava no encontro, a presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert; o juiz federal, Eduardo Tonetto Picarelli; e a integrante da Comissão, Eliza Cerutti.

Fonte: OAB/RS

João Henrique Willrich