Presidente da Subseção reúne-se com Magistrada da 3ª Vara Cível

26/11/2015 14:30:00 http://bit.ly/1SmE4bZ
201511261431550

A Magistrada, Elisabete Maria Kirschke, que assumiu na Comarca o primeiro juizado da 3ª Vara Cível, dia 16 de outubro de 2015, antecipou que permanecerá por, no mínimo, 4 anos em nossa cidade, relatou acerca de projetos e esforços, que estão sendo empreendidos, em conjunto com os servidores, com o firme propósito de reduzir o número de processos, agilizar o atendimento das demandas da Vara, as quais reconhece que são muito expressivas, e sobretudo, priorizar, tendo em vista a necessidade da parte e do advogado, a expedição dos alvarás judiciais. A Magistrada ressaltou, ainda, que dado o grande acúmulo de processos, talvez a Advocacia não sinta as mudanças de forma imediata, mas com certeza será significativa a médio prazo. “Com a comunhão de esforços, boa vontade e ânimos mais distencionados teremos resultados mais expressivos”, ressaltou a Magistrada.  

Segundo a magistrada, há um grande número de processos para cumprimento, inclusive do ano de 2013 e 2014, e também para certificação de Notas de expediente. Foi estabelecido um trabalho conjunto, incluindo os gabinetes, para reduzir esses números a médio prazo, com metas diárias a serem cumpridas.  

A presidente da Subseção externou sua preocupação com os números crescentes de processos e a lentidão da tramitação, o que causa muita apreensão para Advocacia, bem como, as dificuldades que a Comarca enfrenta, em razão da frenquente remoção de Magistrados e Servidores, causando paralisação nas demandas.

A presidente lembrou ainda, que muitos Advogados tem seus mandados revogados pelos clientes que, atribuem ao profissional, a lentidão processual, o que faz com que os profissionais após trabalhar nos feitos durante 4, 5 ou mais tempo, acabem deixando de atuar nos processos, sem receber os respectivos honorários, acabando por aumentar o número de processos porque o Advogado ainda tem que buscar o judiciário para tentar cobrar valores de honorários pelo trabalho realizado e custas muitas vezes antecipadas pelo profissional.  

A Presidente cumprimentou a Magistrada pelos notícias alvissareiras, colocando-se à disposição para construir, reconhecendo, que a comunhão de esforços, a boa vontade de ambas as partes e o distencionamento dos ânimos, acrescido de medidas eficazes, com certeza, contribuirá muito para prestação jurisdicional mais célere a satisfação de todos os operadores do direito e da Sociedade.  

A escrivã, Carla Goulart Moura que também participou da reunião, frisou da importante missão de colocar em prática as novas metas estabelecidas e, já muitas em andamento, da valorização do servidor que está empenhado neste processo interno, da compreensão das partes e Advogados, pois todos tem o mesmo objetivo entregar ao cliente final, que é o cidadão, uma prestação jurisdicional mais digna, ágil e célere.

Como forma de melhorar os trâmites processuais e o relacionamento jurisdicional, houve um consenso entre os participantes que é necessário realizar um trabalho em conjunto, com o empreendimento de esforços por parte da Ordem, dos advogados, Magistrados e Servidores.

O primeiro passo, seria aguardar o cumprimento das metas estabelecidas que já foram colocadas em prática, fazendo avaliações em conjunto para que seja possível encontrar soluções com o Judiciário local. Também assumiu a 3ª Vara Cível o Magistrado Sandro Antônio da Silva, que responde pelo 2º. Juizado.  

Desta forma, solicitamos aos advogados que encaminhem as demandas para a Subseção, com o objetivo de buscarmos soluções efetivas.

 

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - Canoas
Rua Brasil, nº. 181, CEP 92310-150 - Centro - Canoas - CEP - - Canoas - RS Fone: (51) 3466.2122 - E-mail: oabcanoassede@oabrs.org.br