Oportunidade: JF de Canoas (RS) realiza mutirão de conciliação envolvendo créditos comerciais

01/09/2014 19:24:00 http://bit.ly/1qjQxli
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal de Canoas (RS) realiza, nos dias 3 e 4/9, mutirão de conciliação envolvendo créditos comerciais contratados com a Caixa. Na ocasião, as partes terão a oportunidade de negociar prazos e descontos para resolver de forma pacífica o litígio.

Estarão nas mesas de negociação 86 processos. As tratativas envolverão dívidas de cheque especial, Construcard, cartões de crédito e financiamentos, entre outras questões. As audiências serão presididas por conciliadores voluntários sob a coordenação dos juízes Mariléia Damiani Brun, Roberto Schann Ferreira e Felipe Veit Leal, com o acompanhamento de advogados e da Defensoria Pública da União.

Conciliação virtual

Durante o mutirão, será divulgada a nova ferramenta da Justiça Federal que visa a estimular ainda mais a solução autocompositiva de conflitos. O Fórum da Conciliação Virtual é um meio eletrônico privativo que permite às partes trocar mensagens, sem a intervenção judicial, com o objetivo de conciliar.

Tanto autor quanto o réu podem iniciar a conciliação virtual, que tem duração de 15 dias corridos. Ao longo desse período, é possível discutir as questões conflituosas do processo com vistas à construção de uma resolução consensual.

O conteúdo das conversações é privativo das partes e, salvo se resultar em acordo, não será considerado no processo, nem implicará vinculação das partes às propostas apresentadas ou confissão de dívida. Da mesma forma, a falta de interesse na utilização da ferramenta ou o seu encerramento sem que se chegue a um consenso não impedem nova tentativa ou outras formas de conciliação.

Mais informações sobre o Fórum da Conciliação Virtual podem ser obtidas no Portal da JFRS ou no Cejuscon de Canoas através do telefone 3462-2204.

Fonte: Site da Justiça Federal