OAB/RS trata da efetividade do atendimento prioritário aos advogados nas agências do INSS

26/11/2014 16:34:00 http://bit.ly/1ycjvpt
201411261635270

Em reunião com a subseção de Canoas, foram apontadas algumas ações em busca de melhorias no atendimento aos profissionais.

A decisão do STF, em ação ajuizada pela OAB/RS, que garantiu o atendimento prioritário dos advogados nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado do RS, foi pauta de reunião do presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, com a presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert, e o presidente da Comissão de Previdência Social, Alexandre Triches. Estava presente ainda a coordenadora da Comissão de Previdenciaristas da OAB Canoas, Rosalba Borges Becker.

Na reunião, Eugênia e Rosalba enfatizaram a importância da efetivação da medida nas unidades da Previdência Social. As dirigentes relataram algumas ações promovidas pela subseção em busca de melhorias no atendimento aos profissionais. “Já denunciamos ao MPF casos de violação das prerrogativas; encaminhamos ofícios para a agência previdenciária de Canoas, requerendo atendimento digno para os advogados; além de buscarmos a alocação de uma sala exclusiva para o atendimento aos profissionais”, apontaram.

Bertoluci ressaltou que a Ordem gaúcha vem trabalhando para garantir a otimização do atendimento aos advogados, de forma a beneficiar também os segurados. “É nosso compromisso não descuidar diante de afrontas ao livre exercício da nossa profissão. As prerrogativas dos advogados são da própria cidadania, que tem os seus direitos defendidos por estes profissionais”, assegurou Bertoluci.

Ainda no mês de outubro, em Florianópolis, representantes das seccionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná reuniram-se com a Superintendência Regional do INSS para tratar da implementação e efetividade do atendimento prioritário dos advogados nas agências do órgão. A medida, conquistada pela OAB/RS no Recurso Extraordinário (RE) 277065 junto STF, em abril deste ano, não está sendo cumprida.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717