OAB na Mídia

27/11/2020 15:27:00 https://bit.ly/3m9fRex
202011271527490

Confira a matéria da OAB Subseção Canoas sobre a Campanha Vote Consciente publicada no Jornal O Timoneiro.

"A OAB aderiu, desde as últimas eleições, a Campanha do Vote Consciente. Consciência significa, com sabedoria, com conhecimento. Com essa campanha, buscamos mostrar aos eleitores a importância do voto. O voto é importante pois decide o futuro da sociedade. O eleitor tem como buscar informações a respeito dos candidatos em sites disponibilizados pela Justiça Eleitoral, onde constam todos os tipos de informações. O futuro da democracia depende do voto. O interesse pela política é o reflexo da nossa sociedade. O voto não tem preço, tem consequências. O voto nulo e o voto em branco têm o mesmo peso de abstenção, pois são ignorados, não são contabilizados. Esse é o compromisso da OAB, que de forma apartidária, leva as informações relevantes à sociedade. O cidadão precisa ter consciência que tem o poder de transformação em suas mãos, através do voto. A escolha do eleitor deve ocorrer pensando no bem da coletividade e não em vantagens pessoais. Votando com consciência estamos exercendo a verdadeira cidadania. O sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer sua soberania popular, que se concretiza através do voto. Diz a Constituição Federal, em seu art. 1º, Parágrafo Único que: “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.” No momento da eleição todos se igualam, e diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório no pleito. Vote com consciência e, em fazendo uma boa escolha, estarás trazendo benefícios e progresso para todos."

Ana Maria Mattielo Presidente da OAB Subseção de Canoas