CAA/RS fecha convênio e advocacia pode realizar testes, com valores especiais, contra COVID-19

19/02/2021 14:49:00 https://bit.ly/3ugvVzG
202102191450270

“Pitstop” de testagem em Porto Alegre acontece no formato drive-thru e, ainda, em postos de coleta em Canoas e Gravataí.

A estrutura montada na área externa da sede da ADVB-RS (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1000, bairro Praia de Belas) inaugurou dia 23 de dezembro e desde então recebe os porto-alegrenses em ação de popularização de testagem para a detecção do novo coronavírus. A ação potencializa sua importância, principalmente, com o retorno do ano letivo pós carnaval, para assim, a retomada acontecer de forma segura.

O Pitstop funciona no sistema drive-thru (sem sair do veículo) e com atendimentos de segunda a segunda, das 8h às 20h, sem fechar ao meio dia. Não é necessário agendamento prévio para realizar os testes.

Além da estrutura do Pitstop na área externa ADVB-RS, os testes também podem ser realizados nos postos de coleta nos municípios de Canoas (Rua 15 de Janeiro, 481, loja 215, Centro) e Gravataí (Rua Cel. Sarmento, 1565, Centro), conforme expedientes de atendimento de cada unidade.

A iniciativa é uma parceria do Laboratório Exato Rosetti junto com a empresa Sanilife. A CAA/RS aderiu ao PitStop garantindo à advocacia valores especiais nos testes oferecidos: RT-PCR, Antígeno e de Anticorpos (IgG/IgM). Para realizar os testes usufruindo dos descontos a advocacia e estagiários deverão apresentar a carteira da OAB/RS. Os dependentes deverão apresentar a carteira de inscrição junto à CAA/RS acompanhado da carteira de identidade. Formas de pagamento: em dinheiro, cartões de débito ou crédito ou PIX. Aceita parcelamento.

Valores especiais para a advocacia:

Antígeno 45min: R$ 129 (público geral) / R$ 119 (CAA/RS)

PCR 30h: R$ 249 (público geral) / R$ 239 (CAA/RS)

PCR 20h: R$ 299 (público geral) / R$ 289 (CAA/RS)

Anticorpo: R$ 99 (público geral) / R$ 89 (CAA/RS)

Antígeno + anticorpo: valor fixo R$ 189

O PitStop ainda promove uma ação solidária. Cada pessoa que pretende fazer o teste e doar 1kg de alimento não perecível, ganha um desconto a mais nos seguintes testes:

Antígeno 45min: R$ 109

PCR 30h: R$ 229

Anticorpo: R$ 79

Antígeno + anticorpo: R$ 179

A arrecadação ocorre tanto no Pitstop na área da ADVB, quanto nos postos de coleta em Canoas e Gravataí.

“As ações de combate ao coronavírus devem se fortificar, mesmo com o início da vacinação em nosso estado. O caminho ainda é longo e a testagem se faz fundamental para que as pessoas, munidas de informações atualizadas sobre sua saúde, possam tomar medidas mais adequadas para cuidar de si e dos que mantém convívio. Importante salientar que o Centro de Saúde da CAA/RS continua a realizar o teste IgG+IgM (anticorpos), ao valor de R$ 25. Uma opção com valor ainda mais atrativo para a advocacia. Basta fazer o agendamento”, destaca o presidente da CAA/RS, Pedro Zanette Alfonsin. Além disso, uma eventual identificação de presença do vírus é essencial para o tratamento mais adequado e ainda contribui com estudos epidemiológicos.

Com os testes RT-PCR e o chamado Antígeno (ambos que utilizam como método o swab nasofaringe - cotonete aplicado por via nasal) será possível o indivíduo saber se está contaminado naquele momento ou não. Já o teste para a detecção de Anticorpos (realizado através de amostra de sangue) ajudará os que suspeitam terem sido contaminados, porém sem a presença de sintomas. Com a informação das imunoglobulinas de classe “G” (IgG) - encontradas pelo menos cerca de três semanas após a infecção - será possível saber se a pessoa já está imunizada ou não.

Sobre os testes disponíveis e seus diferentes métodos:

Atualmente, o teste considerado “padrão ouro” no mercado, por sua maior precisão, é o RT-PCR (constata a presença do material genético do Sars-Cov-2). O chamado teste Antígeno apresenta resultados bastante eficazes, desde que utilizado da maneira correta, manipulado e armazenado na temperatura indicada. Já se o interesse do cidadão for o de obter informações acerca da sua possível imunidade (em uma infecção que já ocorreu assintomática, por exemplo), também estará disponível o teste de detecção de Anticorpos. Com este método, através do indicador IgG, seconsegue atestar se a pessoa já desenvolveu anticorpos e uma possível imunidade.

Perguntas frequentes:

Qual teste devo fazer?

Se você quer saber se está infectado hoje deve fazer o RT-PCR ou o teste Antígeno.

Se você quer saber se já está imunizado ou no final da infecção deve fazer o teste de Anticorpo.

Preciso aguardar no local o resultado dos testes?

Não. O resultado poderá ser acessado posteriormente no site www.rosetti.com.br, na área “acesse o resultado do seu exame”, informando login e senha (que são informados no local do teste).

O Pitstop aceita plano de saúde?

Não aceita plano de saúde até o momento.

Preciso apresentar requisição médica para realizar os testes?

Não é exigida requisição médica para realizar os testes.

Podem ser atendidas mais de uma pessoa no mesmo carro?

Sim, caso mais de uma pessoa do carro deseje ser testada, não tem problema.

Quais os protocolos adotados para o atendimento mais seguro no local?

Os oito veículos simultâneos poderão estacionar somente nos locais sinalizados, com distanciamento de dois metros entre eles. As pessoas sendo atendidas não saem do carro em nenhum momento. Máscara é de uso obrigatório. A equipe de trabalho segue normas da ANVISA e Vigilância Sanitária, utilizando todos os EPIs necessários e respeitando o distanciamento entre profissionais para evitar possíveis contaminações cruzadas. O laboratório segue procedimentos de higiene e descarte especializado de material.

WhatsApp atendimento ao público (das 8h às 21h): (51) 9 9721-2321

WhatsApp atendimento a empresas e entidades (das 8h às 21h): (51) 9 9582-8600